Tudo a postos

O jornal mais lido do Algarve apresenta esta semana a minha foto da Fuzeta (post do dia 27) na página 2, mas na página 1 o título principal tem um grande erro repetido na página 21 !…

“Tudo apostos” é uma asneira: deve escrever-se “tudo a postos”, que quer dizer “tudo pronto”, “tudo a preceito”, “tudo como deve ser”…

“Apor” significa “aplicar”, “sobrepor”, “inserir” ou “acrescentar”. Os selos são apostos nas cartas, as emendas são apostas aos decretos. O adjectivo “aposto” significa “aplicado”, “sobreposto”, “inserido” ou “acrescentado”.

“Tudo apostos” é uma espécie de pretoguês.

6 Respostas to “Tudo a postos”

  1. Vicente Cardoso Says:

    Da mesma forma que não há conotação racista nas metáforas: “a fome é negra, a situação está preta etc” Não falei que você é racista, mas que o termo é feio. Há formas de usar melhores de denominar o mau com português. O ser humano tem sempre que evoluir. Grande abraço

  2. João Xavier Says:

    Acredito que haja quem use “pretuguês” ou «pretoguês» como alusão à palavra “preto”, mas não é essa a minha prática.
    Já tenho usado essas palavras como exemplo do mal escrever português. Apenas isso, sem qualquer conotação racista.
    Se há coisa que eu não sou é racista. E nunca me assumo como caucasiano. Primeiro que tudo, sou humano.
    Cordiais cumprimentos.

  3. Vicente Cardoso Says:

    Pretoguês??? Que feio, que mania de classificar tudo de ruim como preto ou negro. Sou branco caucasiano e me senti mau com isso.

  4. João Xavier Says:

    Eu costumo usar a palavra «pretuguês» sem qualquer preconceito, abrindo a primeira vogal ([pré tuguês]), com a intenção de sintetizar jocosamente numa palavra o uso incorreto da língua portuguesa.
    Considero mesmo preconceituosa e estúpida a interpretação dessa palavra no meu texto como alusiva a preto e como alusão pejorativa a pessoas de raça negra. Aliás, Cláudia, tenho alguns amigos e amigas de raça negra que concordam comigo! Reveja os seus parâmetros de avaliação das opiniões alheias e não invoque o nome de Deus em vão!

  5. Claudia Says:

    O que significa “pretoguês”? Está a me soar como um termo altamente preconceituoso. Que estupidez é esta, pelo amor de Deus?

  6. Marcos Says:

    Certo, valiosa informação. Mas pretogues?? Veja bem né…

Deixe uma Resposta

