A ribeira do Vascão

A ribeira do Vascão nasce a 550 metros de altitude, no Cerro do Zebro, perto de Moita da Guerra (na Serra do Caldeirão) e é o mais mítico rio/ribeiro do Algarve, traçando parte importante da fronteira norte desta região.

Para cá do Vascão, mandam os que cá estão!”- dizia-se…

Com 77km de extensão, o Vascão chega a correr com caudais de 257,10 m3 por segundo… com registo de profundidades que chegam aos 6,62 metros em alguns pontos!

Passa a norte do Ameixial, onde com as suas margens passa a integrar o Sítio Guadiana da Rede Natura 2000 (área especial para a conservação da natureza);  e o seu percurso parece uma procura constante do rio Guadiana, onde acaba por desaguar, uns kms a norte de Alcoutim, não sem antes receber águas medicinais sulfurosas de uma nascente em Água Santa.

Muitos peixes podem ser observados no Vascão: bogas, lampreias, cumbas, saramugos, pardelhas, peixes-reis, bordalos, escalos, gambusias, barbos, percas, etc..

As águas do Vascão eram das mais puras do Algarve, mas o aterro sanitário do Sotavento ainda há poucos dias deixou ceder um talude … e as águas sujas e os lixiviados tornam o Vascão mais um dos muitos cursos de água poluídos do nosso país…

Anúncios

2 Respostas to “A ribeira do Vascão”

  1. jose eugénio Says:

    preciso de ajuda

  2. jose eugénio Says:

    desde ja deixe-me enviar-lhe os meus parabens pelo seu trabalho que é bastante ilucidativo,apesar de no caso da ribeira do vascão se me levantarem algumas duvidas sobre a sua afirmação de que esta ribeira nasce no cerro do zebro.Consultando as cartas militares o BARRANCO DO MOINHO que vem do cerro zebro é um afluente daRIBEIRA DO VASCONCILHO e esta por sua vez da RIBEIRA DO VASCÃO.Porem ,e mesmo se considerar-mos a ribeira do vasconcilho como sendo VASCÃO a sua nascente localizar-se-á nas proximidades do VALE DA ROSA num local chamado de CORTIÇADAS.
    Gostava de esclarecer esta questão porque há 3 anos que percorro o vascão da foz pra nascente e neste momento tenho muitas duvidas sobre a verdadeira nascente desta ribeira por quem estou ha muitos apaixonado.
    UM GRANDE ABRAÇO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: