São Romão

Ontem fui à Igreja de São Romão.

Hoje é dia de São Romão.(*)

São Romão, santo protetor contra os cães e os lobos, viveu no séc. V. Foi um eremita nas montanhas entre a França e a Suíça e fugia a todas as honrarias. Simbolizava a simplicidade, a misericódia, a solidariedade e a meditação.

Muitas vezes, abalava para o isolamento completo, apenas com uma Bíblia nas mãos. Fundou 3 mosteiros, um deles em Lâncome.

O seu culto espalhou-se pela França, pela Suíça, pela Itália… e por toda a Europa, estando referenciadas associações ao culto dos mortos.

São Romão é uma aldeia perto de São Brás de Alportel, no Algarve, onde em 1587 começaram a construir a Igreja que seria inaugurada em 1603, tendo nas suas paredes duas pedras  com epígrafes funerárias romanas do séc. II que são por alguns especialistas consideradas as principais descobertas arqueológicas do concelho de São Brás de Alportel. Foram retiradas e transportadas para Lisboa!…

Numa lápide lê-se: “Consagrado aos deuses Manes. A Cecília Marina, filha de Lúcio, ossonobense, de 85 anos. Aqui jaz. Que a terra te seja leve.”

Na outra lápide lê-se: “Consagrado aos deuses Manes. Aqui jaz Licínia, filha de Lúcio, de 65 anos. Que a terra te seja leve.”

Tanto no morro de São Romão como em todo o território em redor, têm sido encontrados vestígios de necrópoles romanas e de conventus pacensis.

Apesar de notoriamente adulterada pelo alcatrão, aquela zona tem uma densidade estranha que vale a pena ir conhecer…

(* No local, informaram-me que fazem os festejos em 9 de agosto.)

Anúncios

3 Respostas to “São Romão”

  1. Marilda Aparecida Fernandes Pereira Says:

    Peço ao São Romão que protege livrar nos de toda qualquer maldade humana cães e lobos afasta de nossas vistas e casas e caminhos. peço a proteção para minhas filhas e netos (as) amém

  2. Diác. Alexandre Says:

    Quando procurei S. Romão, queria referir-me ao santo que se encontra na igreja de N.S. da Luz – Lagos. Por mim, penso que estou a falar do santo romano. Obrigado

  3. maxuel couto Says:

    acho que tu misturou a história…
    parece que existem dois santos chamados Romão. um é francês e o outro romano sendo que este da imagem é o romano, guarda do imperador de roma Valeriano que se converteu diante de são lourenço o outro tinha um irmão, também santo chamado São Lupicínio, o da história, que festejam-se o dia dele no dia 28 de fevereiro…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: