Os 3 Ds de abril

Há 37 anos, o Movimento das Forças Armadas escolheu 3 Ds para sintetisar o movimento político do derrube do Estado Novo: D de descolonização, D de democratização e D de desenvolvimento.

A descolonização foi o que se viu, com o descalabro dos retornados e a miséria que restou nas antigas colónias.

A democratização transformou-se no regime em que ainda vivemos presentemente, manietado pelas cunhas, pela incompetência, pelos compadrios e pela corrupção.

O desenvolvimento viveu da bolha dos fundos europeus que serviram para muitos se abotoarem e se deixarem minar pelo consumismo que agora nos projeta para a bancarrota que só empréstimos internacionais poderão evitar.

Não é que tenhamos deixado, portanto, de ter 3 Ds. Ouvi e li muito atentamente o que se disse sobre o 25 de abril há 2 dias e cheguei à conclusão que continuamos a ter 3 Ds:

O D da desilusão, o D das dívidas e o D dos disparates.

A ilusão sobre os ideais de abril, com limpidez na política e nas instituições há muito feneceu. Reina a desilusão entre ricos, remediados, pobres e miseráveis.

Antes, dizia-se que “só devemos estender as pernas à medida do lençol”; agora, ter empréstimos por pagar é um novo tipo de vida em que a ostentação e o regabofe reinam sem nexo. Viver sem dívidas é coisa que muita gente não consegue conceber, porque vigora uma leviandade inigualável.

Antes, os estadistas eram ponderados e recatados nas declarações; agora, os políticos medíocres que temos fazem gala em soltar de vez em quando, com a maior das naturalidades, disparates e injúrias a torto e a direito, como se Portugal fosse um autêntico manicómio.

Advertisements

Uma resposta to “Os 3 Ds de abril”

  1. Carlos Cardoso Says:

    Quero felicitá-lo pela qualidade do texto publicado. É um texto que merecia ser publicado num grande órgão da imprensa portuguesa.
    Não se limite ao Marafado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: