Olhão regressa ao século XIX

Uma das obras que vão alterar a Estrada Nacional 125 nos próximos anos é a Variante de Olhão.

Em 1890, a atual EN 125 era chamada de Estrada Real nº 78 e passava fora de Olhão: exatamente no Torrejão, virava a norte e afastava-se do aglomerado populacional da então vila.

Em 16 de janeiro de 1892, foi assinado o projeto que visava a construção de um “ramal para a vila de Olhão”, de modo a facilitar o acesso dos olhanenses à via que unia Sagres a Vila Real de Santo António!…

Isto foi, curiosamente, o contrário do que vai acontecer em breve com a construção de uma rotunda  no referido sítio do Torrejão, para virar a norte e fugir ao núcleo urbano da cidade!

A estrada construída no final do séc. XIX em poucos anos matou o antigo traçado e passou a integrar a via longitudinal do Algarve. Tinha 4 metros de largura de faixas de rodagem e 2 metros de bermas, bem menos que a Variante que esteve recentemente em fase de consulta pública do respetivo estudo de impacte ambiental (7 metros de faixas de rodagem + bermas de 2,5m).

Antes, construíam-se estradas para aproximar o trânsito; agora, constroem-se estradas para afastar o trânsito! Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

(Crónica marafada publicada no Jornal do Algarve de 29 de março de 2012)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: