Ameixial, terra para velhos e para novos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Já está a funcionar o Lar de Idosos da Casa do Povo do Ameixial.
Fruto de imensas boas vontades e do querer de uma meia dúzia de jovens do Ameixial, esta bela infraestrutura de apoio aos mais velhos carenciados na serrania é uma das raras obras novas por aquelas paragens.
O Ameixial é uma aldeia do interior serrano que parece não ter condições para subsistir. Uma ilusão: o Ameixial, antigo Santo António do Machial, sempre foi terra de muita gente, terra que sustentou muitas famílias e terra que produziu muita riqueza.
Foi a loucura da modernização, dos serviços e do turismo que esvaziou o Ameixial de gente nova. E a asneira não vem de tempos distantes: ainda no final dos anos 80 as escolas do Ameixial tinham dezenas de alunos!!!
Agora toda a gente diz que por ali não há modo de subsistência. E só quando estes referenciais de erro forem corrigidos o Ameixial vai voltar a ser terra de jovens e de gente produtiva, em vez de ser terra de velhos.
É de aplaudir a abertura do Lar de Idosos. Mas há que quebrar esta falha geracional que teima em ver o interior como terra sem futuro.

Anúncios

%d bloggers like this: