O cheiro a giz já se foi…

Foto João Xavier - Escola de Almeirim

No verão de 2011, passei por Almeirim (perto de Castro Verde) e estive a ver a escola abandonada. Fotografei até este mural de 1998…
A escola de Almeirim é mais um exemplo para compararmos o que foi o Ensino em Portugal no tempo de Salazar (como agora se diz…) e como é agora.
Foi construída em 1958, para dar dignidade ao ensino primário que já então funcionava naquela aldeia, mas numa casa pobre. Foi inaugurada em 1959 e ali muitos alentejanos aprenderam a ler, escrever e contar… até ao ano 2006.
No ano passado (2014), foi transformada em núcleo museológico («A minha escola») e pode agora ser visitada para darmos uma olhadela a materiais que entretanto foi ficando fora de moda. Coisas de outros tempos…
É assim do Algarve a Trás os Montes. Reinam as grandes escolas e acham «antiquado» ter escolas com uma turma só. Hoje, os putos têm de ser transportados para centros escolares. As velhas escolas (as que não estão abandonadas), agora, são museus, sedes de clubes, centros de dia, centros de convívio, armazéns ou até mesmo casas particulares. O cheiro a giz já se foi…

Anúncios

%d bloggers like this: