Pêlos nos sovacos

foto sapo lifestile

Nos mamíferos, os pêlos assumem um papel de proteção. Somos assim.
A civilização ocidental, contudo, tem vindo a impor cada vez mais padrões de «beleza» e sociabilidade às mulheres, desprovendo-as progressivamente de pêlos.
Essa aberração tem vindo a ganhar contornos de parvoíce, ao chegar ao famoso triângulo das Bermudas que sempre identificou a púbis feminina. Aberração que vai acarretando diversas micoses e outras inflamações dérmicas e labiais.
Não sei se isto tem alguma coisa a ver com o relato de um cronista quando há 5 séculos os portugueses chegaram a terras do Brasil: «as mulheres têm as vergonhas desprovidas de cabeleira».
E ocorre-me também recordar a estória de uma minha amiga que nos anos 70 do século passado foi fazer limpezas para a Alemanha e teve uma patroa que a aconselhou a tirar os pêlos das pernas… «Só os das pernas?»
Pois é contra este estado de coisas que diversas mulheres conhecidas (entre as quais Madonna) estão a dinamizar uma campanha internacional no sentido de deixarem crescer os pêlos nas axilas.
Já há uma série de labregos a contestar.
Qual é o mal? O importante é cuidar da higiene. O resto é da conta de cada qual. Deixem os pêlos em paz, que a australopiteca Lucy era mais peluda que eu e não se importava com isso!!!