Algarve – a 6ª região mais pobre

foto joao xavier - estendal

Há muitas ilusões nas mentes de quem pensa o Algarve como uma região rica!
No recente «Índice sintético de desenvolvimento regional» publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, recorrendo a um estudo comparativo de regiões e sub-regiões de Portugal, o Algarve aparece como o 6º menos desenvolvido do país, apenas melhor que a Madeira, o Tâmega e Sousa, o Douro, os Açores e o Alto Tâmega!!!!!
O referido índice, feito com base em 65 indicadores estatísticos, é elaborado com dados fidedignos e de grande seriedade.
O que temos de perceber é que o Algarve real não é o Algarve dos resorts, das 5 estrelas e dos pisos polidos. O Algarve real tem muita pobreza, muita fome escondida, muitos empregos precários e muitas habitações degradadas.
O Algarve real é também o que ficou a perder com a turistite aguda que chegou nos anos 60 do séc. XX, fez abandonar os campos e perder muita da força produtiva que era uma imagem de marca da região há séculos!
O Algarve real é o Algarve colonizado e negligenciado que foi sendo ultrapassado por quase todas as regiões nacionais no ranking do desenvolvimento.


%d bloggers like this: