Escola – sonhos e medos…

foto joão xavier - giz e apagador

Começa hoje mais um ano letivo.
Os sonhos e os medos que a escola desencadeia têm um pico de ansiedade hoje, ou nos próximos dias (porque as aulas podem começar de 15 a 21 deste mês).
O bicho homem inventou a escola e pensa ainda no início do séc. XXI que ela é indispensável. Foi a maneira como a sociedade «resolveu» o problema da assimilação, da formatação e da formação.
Depois de ter sido o clero o grande responsável pelo Ensino, agora são os Estados que tomam as rédeas deste cavalo indomável, alargando a obrigatoriedade para os putos: uma ditadura do mais severo que existe no mundo moderno.
Sempre pensei que o Ensino não deveria ser obrigatório, mas essa teoria é hoje em dia letra morta. Pior do que ovelhas em rebanho, aceitamos esta realidade como imutável e indispensável.
Muitas vezes, stressam filhos, stressam pais e stressam professores.
Muitas vezes, deseducam-se crianças e jovens e permitem-se infernos dentro das paredes das escolas. O bullying é um exemplo bem badalado.
E assim continuamos, olhando a escola como olhamos a democracia: cheias de defeitos, mas sem sabermos criar nada melhor…


%d bloggers like this: