Governos da 1ª e da 3ª República

Foto João Xavier - Busto da República monchiquense

No próximo dia 30 vai tomar posse o XX Governo Constitucional português da 3ª República, elencando um total de 15 ministérios.
A propósito… e para estabelecermos comparações deveras interessantes, apresento hoje o elenco de um governo da 1ª República, do tempo de Sidónio Pais, em 1918:
Eram 12 os ministérios: do interior, das finanças, dos negócios estrangeiros, das subsistências e transportes, da instrução pública, da justiça e dos cultos, da marinha, das colónias, do comércio, da guerra, do trabalho e da agricultura.
Os ministérios para o final de 2015 serão estes 15: da administração interna, das finanças, dos negócios estrangeiros, do desenvolvimento regional, dos assuntos parlamentares, da justiça, da defesa nacional, da economia, da educação e ciência, da saúde, do ambiente, ordenamento do território e energia, da solidariedade, emprego e segurança social, da agricultura e do mar, da cultura, igualdade e cidadania e da modernização administrativa.
Mudaram os tempos, mudaram as vontades e mudou a conjuntura. Mudou a terminologia e mudaram as prioridades.
Curiosamente, ainda em 1918, Sidónio Pais decidiu depois da eleição presidencial enveredar por um elenco governamental sem ministros! Os detentores das pastas passaram a ser… «secretários de estado».
Coisa de pouca dura.
Falta agora ver o que será que se segue na política portuguesa do presente.


%d bloggers like this: