Putos de 13 anos – só com telemóvel

foto joao xavier - mulher com telemóvel

O uso de telemóveis, como se sabe e como facilmente se nota em todo o lado, está notoriamente generalizado em Portugal. Por isso este país tem um dos mais elevados índices de telemóveis por habitante, nas estatísticas mundiais.
Um novo dado foi publicado recentemente sobre o assunto: o Instituto Superior Técnico de Lisboa revela que a idade média para o primeiro telemóvel pessoal em Portugal é aos 10 anos… e a percentagem de jovens de 13 anos com telemóvel é praticamente de 100%…
No universo de 7820 putos do inquérito, contudo, aos 6 anos de idade já 172 tinham telemóvel, aos 7 eram 233, aos 8 já iam nos 557 e aos 9 já se somavam 852…
Tem, portanto, futuro garantido, o negócio dos telemóveis, esses pequenos aparelhos que nos iludem a solidão e nos aproximam de quem está longe. Uns louvam-nos por serem instrumentos de ajuda sempre disponíveis (se houver rede e bateria…); outros referem o fator segurança em determinadas saídas; outros ainda elogiam os custos, comparados com os telefones fixos cada vez mais em desuso.
Resta-nos aconselhar a moderação no uso: além das radiações que emitem, os telemóveis forçam muito a visão e causam dependências, manias e fobias…


%d bloggers like this: