A rotunda do cruzado

foto joao xavier - rotunda do cruzado

Num tempo em que tanto voltamos a ouvir muçulmanos a falar da luta contra os cruzados, temos uma rotunda nova em Castro Marim: exatamente uma rotunda dedicada aos cruzados que se estabeleceram naquele sítio e ali sedearam ordens religiosas.
O trabalho em metal tem imponência e marca a saída norte da povoação, que vai dando passos pequeninos para se expandir além da urbe centenária.
Castro Marim teve a sua História não umbilicalmente ligada à Reconquista Cristã no séc. XIII e no século seguinte com as Ordens dos Templários e de Cristo.
Já nos séc. XV, XVI, XVII e XVIII, foi terra de desterro; e foi sendo cada vez mais ultrapassada no povoamento e no desenvolvimento que no séc. XX só tinha olhos para o litoral.
Os cruzados ficaram para a História, mas mais valioso é o que se vai descobrindo do povoamento daquela zona cerca de 5000 anos antes de Cristo.
Os novos cruzados, esses, deixaram os cavalos em terra e armam-se agora em valentões mandando bombardeiros e drones. Coisas de uma civilização que pouco aprendeu.

Anúncios

%d bloggers like this: