Uma candidata contra o acordo ortográfico

foto joão xavier - outdoor de maria de belém

Agora que já 10 candidatos formalizaram no Tribunal Constitucional os processos oficiais de candidatura a Presidente da República, é a vez de aqui trazer o 4º outdoor da nossa coleção no Algarve: o de Maria de Belém.
A pequerrucha ex-Presidente do PS, que aposta tudo num 2º lugar que lhe dê acesso à 2ª volta, arrancou a sua campanha em grandes cartazes com um erro: apresenta-se como uma mulher de «carácter», quando o acordo ortográfico em vigor (tornado lei pelo Estado português…) retirou o «c» e só reconhece a palavra «caráter»!
Ao que transpira cá para fora, a candidatura da Maria humanista e socialista tem esperança que Marcelo Rebelo de Sousa não chegue aos 50% (marca que já ultrapassa em algumas sondagens), sobretudo devido ao peso dos votos em Sampaio da Nóvoa, Edgar Silva e Marisa Matias. E tenta esquecer que, também nas primeiras sondagens, quem vai em 2º lugar é o ex-reitor e não ela…
Com um currículo de presidente de diversos órgãos e instituições, Maria de Belém diz que o seu apoio mais decisivo foi o de Manuel Alegre, precisamente o candidato que há 5 anos mais fracionou o PS, por concorrer «contra» Mário Soares.


%d bloggers like this: