Sopa e sandes para os velhotes

foto joao xavier - idoso

Um antigo responsável da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal disse recentemente ao JN que, entre 2012 e 2013, os idosos alojados em 2 lares situados naquela cidade só tinham ao jantar uma sopa e uma sandes, com a possibilidade de beberem depois um copo de leite se tivessem fome…
Este é um exemplo triste da triste realidade que nos vai corroendo.
Somos uma sociedade cada vez mais envelhecida, mas tratamos cada vez mais os velhos como um estorvo.
Poupamos no que é essencial, mas desperdiçamos no que é dispensável.
Para despesas fúteis, há sempre dinheiro. Para os bens fundamentais, é o que sobra.
Há tempos, eu criticava «senhoras» que comem mal mas andam sempre com sapatos e roupas novas… e uma vizinha respondeu-me: «Eu, se um dia tiver falta de dinheiro, faço o mesmo: prefiro comer pior do que ter vergonha de aparecer ao pé dos outros mal vestida. A pior coisa que me pode acontecer é sentir que os outros têm pena de mim!»…
Comentários para quê?


