Prazeres suíços…

foto joao xavier - pormenor de uma vaca

O mapa da União Europeia tem um «buraco» no meio e pouca gente liga a isso: representa a Suíça, um país modelar que se recusa a juntar-se aos seus vizinhos comunitários.
Praticando uma democracia direta, os suíços são muito regrados e senhores do seu nariz. Sei particularmente do que falo, até porque na minha formação profissional tive de fazer um trabalho de investigação sobre um país estrangeiro e escolhi, precisamente, a… Suíça.
Basta viajarmos pelo país helvético para percebermos que a limpeza das ruas e o civismo geral não têm nada a ver com a bandalheira que encontramos um pouco por todo o resto da Europa.
Foi (também) por isso que me surpreendi com uma notícia que fez eco recentemente: no ano 2015, aumentou extraordinariamente o número de queixas contra pessoas apanhadas a praticarem coito com animais, na Suíça!
Geralmente, os queixosos foram pessoas donos dos referidos animais. Mas a notícia com fonte policial mostra que uma coisa é o que mostramos aos vizinhos… outra é o que escondemos..


%d bloggers like this: