A Penha a crescer

foto joao xavier - obras na rua jornal o algarve

Quando nos anos 70 do séc. XX a cidade de Faro cresceu na Penha, onde antes corria um riacho abriu um eixo principal que foi a Rua Dr. José Filipe Álvares, perpendicular à Estrada da Penha.
Tanto esta rua como as suas novas perpendiculares eram vias sem saída. Era assim com a Rua Jornal Correio do Sul e a Rua Jornal O Algarve.
Já mais para o final do século, foi aberta uma outra via a norte: a Rua da Amendoeira, que, subindo da Estrada da Penha, curva para desembocar na Rua Dr. José Filipe Álvares.
Foi o povo que começou a prolongar o trânsito da rua com nome de oftalmologista, para, em terra batida, chegar à Estrada Nacional 2.
A edilidade municipal haveria de pavimentar malamente essa ligação sem passeios (conhecida como Caminho Manuel Vicente) e colocando-lhe uns rails de proteção para evitar a queda na rampa adjacente.
No ano 2011, a Rua Correio do Sul foi prolongada até à Rua da Amendoeira, com verba do Estado Português e da CMF. E agora, no ano 2016, é a vez da Rua Jornal O Algarve. Esta obra está orçada em quase 32 mil euros, na totalidade assumidos pela CMF.
É a Penha a crescer.


%d bloggers like this: