A maravilha da rádio

foto joao xavier - peça de telefonia

A rádio sempre fez parte do meu quotidiano. Os meus pais tinham uma grande telefonia e eu, logo que tive autorização para lhe mexer, fazia crescer o meu mundo ouvindo estações diversas de onda média, onda curta e frequência modelada.
Descobrir novos postos era para mim uma aventura nas ondas hertzianas.
Tive mais tarde, ainda na minha juventude, transistores que eu transportava pela casa quando não queria perder determinadas músicas, determinadas reportagens, relatos de futebol ou simplesmente notícias frescas.
Hoje em dia, quando viajo, gosto de ligar a rádio em hora de noticiários. E em casa ela é uma companhia que não me incomoda leituras nem tarefas domésticas.
Acho que a rádio é uma das grandes invenções do Homem.
Em 1896, Marconi inventou a rádio sem fios (o sistema TSF). A primeira emissão foi feita em 1906. Nos anos 30 foi criada a FM (frequência modelada). Em 1948, apareceu o transistor. E agora até na internet podemos ter acesso a emissões radiofónicas.
(A peça que hoje apresento na foto pertencia a uma telefonia.)


