O marco geodésico da cerca do cerro

foto joao xavier - marco geodésico da cerca do cerro

Manhã cedo, a meteorologia televisiva vaticinava: «dia cinzento em todo o país».
Dia cinzento uma ova!
Fiz-me ao caminho e fui procurar um marco geodésico que se vê da estrada Loulé – Benafim, já perto desta aldeia.
A primeira tentativa, há uns meses, saiu-me frustrada, mas depois perguntei a um caçador local, que me deu a melhor pista.
A partir do parque de lazer da azinheira centenária de Benafim, tomei um caminho em linha reta, subi uns 300 metros e abandonei o caminho, seguindo para a direita, o que me obrigou a subir e descer 3 valados ancestrais, sempre a aprimorar a sensibilidade que me fizesse rumar a terras com mais altitude.
O local é conhecido como «Cerca do Cerro» e faz gala ao nome. Está bem cercado por boas cercas de pedras e tem colónias de cebolas albarrãs, mariolas e outras plantas autóctones.
Cercado por um pequeno mato denso, lá está o marco geodésico da Cerca do Cerro, a 302 metros de altitude.


