Francisco Silva

foto jn - francisco silva em 1990

Recordo ainda um jogo que arbitrei na Horta da Areia, em Faro, nos anos 80: estava eu no início da minha carreira e partilhei o balneário com Francisco Silva, então um dos mais credenciados árbitros portugueses em exercício, que só por gentileza se disponibilizava a arbitrar jogos dos distritais.
Ele acabara de arbitrar o jogo anterior e vinha notoriamente aborrecido com a falta de desportivismo dos amadores com quem acabara de lidar. Foram poucas as palavras que então trocámos. Mas deixou-me contente o simples facto de eu, então a ganhar experiência, estar com um árbitro de topo.
Francisco Silva, nascido no Alvor em agosto de 1949, subira à 1ª categoria nacional em 1982 e usou as insígnias da FIFA de 1986 a 1990. Foi compulsivamente afastado da arbitragem através do «Penafielgate», um polémico processo de corrupção em que sempre se confessou inocente, mas que lhe provocou uma humilhante irradiação.
Ultimamente, um cancro enegreceu-lhe a vida já de si amargurada. Francisco Silva morreu ontem em Portimão, precisamente no dia em que o Penafiel visitava a sua cidade barlaventina.


%d bloggers like this: