Fidel Castro morreu

fidel-morreu

Chegam a provocar náuseas as referências e as reverências a Fidel Castro!
Transformado em ícone, o velho ditador cubano foi um tirano que arrastou o seu país para uma pobreza confrangedora em que o salário médio é de 22 dólares/mês.
Pior que isso: é preciso referir os prisioneiros políticos e os que foram detidos por simples «delitos» de opinião.
De Cuba fugiam muitos em jangadas improvisadas.
Quem aprisiona um povo não deve ser elogiado. Mas Fidel Castro tornou-se famoso por, nas barbas dos Estados Unidos, desafiar os Estados Unidos e tentar ser um exportador de revoluções.
Tornou-se famoso, sobretudo, desde que em 1962 tentou colocar mísseis soviéticos no seu território.
E mais famoso se tornou quando sobreviveu estoicamente (mas como órfão) à derrocada dos regimes comunistas da União Soviética e seus anexos.
Para quem acha que os direitos humanos não são letra morta, Fidel Castro é uma das referências do séc. XX, mas não das melhores.

2 Respostas to “Fidel Castro morreu”

  1. João Xavier Says:

    Hélio, como pode constatar, editei o seu comentário, retirando expressões ofensivas.
    O meu foco principal são os direitos humanos e o que consta de famílias que fugiram clandestinamente de Cuba por não poderem sair livremente.
    Os direitos humanos estão acima das ideologias e eu próprio, não sendo comunista, tenho amigos comunistas que muito prezo.
    Temos é de saber debater e trabalhar para o fim da pobreza (coisa que ainda não aconteceu em Cuba nem nos EUA, nem na maior parte do mundo).

  2. Helio Says:

    Fidel Castro foi um honroso PRESIDENTE, não um ditador, se falarmos de ditadura como vocês acham que entendem, então a rainha Elizabeth II da Inglaterra, os dois papas atuais também são “ditadores”. Quanto à questão do salário, vocês deveriam de investigar melhor, pois apesar do terror do bloqueio econômico imposto pelo império americano, Cuba tem um alto índice de desenvolvimento humano nas áreas da saúde e educação que nenhum país do 3º mundo teve, tem ou terá (se seguir a linha do capitalismo); e por falar em terrorismo, por que vocês não denunciam també os mais de 10.000 atentados realizados contra o povo cubano pelos mafiosos do EUA, incluindo-se aí a famigerada guerra bacteriológica que vitimou milhares de cubanos. Procurem ler e estudar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: