As cópulas do bispo

Foto João Xavier - Seminário de Faro

Em 15 de abril de 1751, morreu em Faro o portuense Inácio da Santa Teresa, Bispo do Algarve. Tinha sido Arcebispo de Goa e usou o título de Arcebispo Bispo no Algarve, de 1741 a 1751.

Durão, este homem considerava que o Carnaval de Loulé era «pernicioso, indecente, torpe e obsceno» e impôs «a honestidade» aos clérigos, ordenando que «nenhum Clérigo de Ordens sacras, ou Beneficiado de qualquer condição, ainda que seja Cónego, ou Dignidade, tenha em casa de portas a dentro mulher, que não seja conhecidamente parenta, e de que não haja ruim presunção, nem se sirva com Ama, ou Criada de menos de 50 anos para cima»…

Contudo, em 1746 foi acusado de «manter tratos pecaminosos» com uma donata do Convento do Espírito Santo (em Loulé) e, na realidade, uma freira louletana foi em 1747 condenada a 1 ano de cárcere conventual «por ter tido cópula com o arcebispo bispo do Algarve, D. Fr. Ignacio de Sancta Thereza»!!!…

O processo prolongou-se e em 20 de abril de 1749 houve fortes desacatos em Faro, com a ordem pública perturbada junto do Paço Episcopal, tendo sido apedrejadas as janelas do edifício e gritadas injúrias contra o líder religioso, alegadamente por causa da sua vida privada…

Tempos diferentes mas sempre com polémica…

Vale a pena reler estas preciosidades.

Anúncios

Uma resposta to “As cópulas do bispo”

  1. fernanda durão Says:

    Vale sempre a pena pôr a nu a HIPOCRISIA, o OBSCURANTISMO, o AUTORITARISMO e os ASSASSINATOS perpetrados ao longo dos séculos. por um clero que executou a maior perseguição da História da Humanidade sobre um Povo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: