Os ciberataques e a parolice

in olhar digital.uol

Ao que dizem os especialistas, o vírus informático WannaCry afetou desde o passado dia 12 mais de 300 mil computadores em cerca de 50 países.

Segundo a Interpol, é um ciberataque sem precedentes, contra o sistema operativo Windows, com consequências pesadas para hospitais, escolas, serviços administrativos, empresas e indivíduos.

Peritos desconfiam que a origem estará na Coreia do Norte…

O certo é que a informatização omnipresente e omnipotente tem de ser reponderada. Qualquer apagão informático manda à poeira dados pessoais e profissionais com uma facilidade que deveria fazer refletir os apaniguados de tanta «modernização».

Antes, os dados dos serviços públicos eram guardados em versão papel, o que agora é considerado antiquado. Até parece que antes da invenção dos computadores não se vivia…

Há quem goste disto. O grupo que limpou 81 milhões de dólares ao Banco Central do Bangladesh e pôs offline o sistema bancário polaco, por exemplo.

A dependência estúpida que hoje em dia nos tolhe tem de ser avaliada. Na net, há mais parolos que pardais… e vai sendo tempo de os cidadãos pedirem contas aos Estados pelos danos causados pelas vulnerabilidades informáticas. Isto ainda não é dos anarcas…

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: